10 Dicas aprovadas sobre como fechar uma varanda gastando pouco
Encontrar ideias de como fechar uma varanda gastando pouco é uma preocupação para quem deseja fazer desse espaço ainda mais especial, sem causar grande impacto em seu orçamento.
Tendo em vista que os valores praticados no segmento de reforma e decoração, assim como todos os outros foram atingidos pela inflação.
Pode parecer impossível fazer uma boa decoração sem gastar muito, mas, se optar por alternativas mais simples e fáceis de serem executadas.
Com certeza sua varanda vai ficar do jeito que imaginou, bonita e aconchegante, ideal para ler um bom livro ou bater um bom papo com sua família e amigos.
Continue conosco a leitura deste post e veja dicas de como fechar a área externa com vidro e demais tendências de decoração.
Quais as vantagens em fechar uma varanda ou fachada em sua casa, comércio ou empresa?
Além de deixar o ambiente ainda mais bonito e sofisticado, saber como fechar a área externa barato proporciona ótimas vantagens, tais como:
Proteção dos imóveis: o fechamento da varanda, seja ela da casa, comércio ou empresa, oferece maior proteção ao seu imóvel.
Privacidade: o ganho de mais privacidade é, sem dúvida, um dos maiores benefícios de fechar a varanda, já que dificulta o olhar dos curiosos e até de pessoas mal intencionadas.
Versatilidade: faz tempo que a varanda deixou de ser apenas uma área esquecida da casa, visto que muitas vezes é o cômodo queridinho dos moradores.
Quando recebe uma cobertura, a varanda pode ser utilizada de outras maneiras, como um espaço reservado para o home office, como também para relaxar e até praticar algumas atividades físicas.
Impedir o acúmulo de água: para evitar a entrada direta da chuva, que é o principal fator do acúmulo de água na varanda.
A melhor opção é realizar o seu fechamento com toldo, cobertura de vidro ou pergolado.
Reduzir a sujeira: além da sujeira provocada pela chuva, o fechamento da varanda dificulta que partículas de poeira e demais sujidades se acumulem no ambiente.
Técnicas aprovadas de como fechar uma varanda gastando pouco
Antes de começar sua busca de como fechar uma varanda gastando pouco, é fundamental contar com o auxílio de um especialista, que deve indicar qual a melhor técnica para o seu espaço.
O fechamento com vidro, por exemplo, deve atender uma série de exigências, garantindo assim a segurança das pessoas que estão dentro do imóvel, como também para as que circulam em seu entorno.
Dentre os cuidados que devem ser tomados antes da instalação, destacam-se:
- Respeito às regras do condomínio;
- Normas impostas pelo fabricante;
- Ter em mão a ART ou RRT, que são documentos que comprovam a habilitação dos profissionais envolvidos no projeto.
Há no mercado uma grande variedade de fechamento de varanda e fachadas, sendo o mais indicado pelos especialistas para prédios, o modelo retrátil.
Também conhecido como cortinas de vidro ou fechamento europeu, seus painéis são instalados em um único trilho.
Com abertura de 90º, esse é o tipo mais utilizado para os envidraçamentos atuais, cerca de 90% do total.
10 Dicas aprovadas de como fechar uma varanda gastando pouco
Agora que você já sabe as vantagens de realizar o fechamento da varanda e quais normas deve respeitar, conheça algumas das técnicas mais utilizadas atualmente.
1 Toldos
Versatilidade é com certeza a principal característica dos toldos, o que faz deles uma das melhores opções para o fechamento de varandas.
Portanto, se você quer ter um maior controle da entrada de luz, bem como proteger as pessoas e os móveis do local da ação dos raios solares e da chuva.
Investir nesse acessório, que pode ser encontrado em diferentes versões, como retráteis ou fixos, ainda contribui para deixar a sua decoração mais moderna.
2 Pergolados
Os pergolados, além de proporcionar um toque boho à decoração do seu jardim, permitem um bom sombreamento, possibilitando momentos de descanso e relax.
Para deixar o lugar ainda mais bonito, faça uso de pendentes e trepadeiras, como também
poltronas e espreguiçadeiras, oferecendo ainda mais conforto ao espaço.
3 Elemento vazado
Para a divisão de ambientes, como sala de estar e varanda, os elementos vazados ou cobogós, são escolhas bastante sofisticadas e ao mesmo tempo modernas.
4 Isolamento termoacústico
Sem dúvida, um dos elementos mais utilizados para fechar varandas e sacadas, é o vidro.
Embora seja muito eficiente contra as ações do tempo, como também para evitar ruídos externos, possibilita que a passagem de luz aconteça normalmente.
5 Lona
Por permitirem maior flexibilidade, já que podem ser estendidas ou recolhidas conforme as necessidades dos moradores.
A lona, assim como o vidro, é uma ótima alternativa para o isolamento de ambientes.
6 Cobertura de policarbonato
Uma boa ideia para quem precisa de uma cobertura em mais alguma área externa do imóvel, é o policarbonato.
Em espaços onde a incidência de sol é constante, como áreas gourmets, esse tipo de material faz toda diferença.
Visto que, garante maior durabilidade para a cobertura, como também agrega mais beleza e um custo-benefício atraente.
Mesmo que o policarbonato seja um material extremamente leve, sua instalação é facilitada e sua vida útil é de no mínimo 15 anos.
7 Cerca viva
Atualmente, as pessoas estão valorizando bastante as iniciativas voltadas para a sustentabilidade e, em virtude disso, maior respeito pelo meio ambiente.
Com base nisso, levar para casa elementos que remetem a natureza, tem se tornado muito comum em grande parte dos lares brasileiros.
Sendo assim, utilizar uma cerca viva é uma forma de unir o útil ao agradável, uma vez que não apenas contribui para deixar o ambiente com o ar mais fresco.
Mas também para deixar o espaço esteticamente mais agradável e aconchegante, assim como um toldo de policarbonato.
Lembrando que, este recurso não isola completamente a varanda, mas oferece maior privacidade contra os olhares dos curiosos.
8 Redes de segurança
As redes de segurança são indicadas até para ambientes que já contam com outro sistema de fechamento, pois garante maior segurança para famílias com crianças e/ou animais de estimação.
Confeccionadas em polietileno, esse acessório pode suportar até 500 quilos por m², ou seja, é bastante resistente e previne possíveis incidentes com os pequenos ou com os pets.
Vale ressaltar que, embora não interfira na decoração da fachada como acontece com a telha sanduiche, a rede pode ser retirada quando as crianças crescerem e não houver mais a necessidade desse tipo de cuidado.
9 Painel de ripa de madeira
Para quem deseja investir em um ambiente mais rústico, um painel de ripa de madeira, não apenas aumenta a privacidade da sua família, proporciona um clima campestre e acolhedor.
10 Tela de sombreamento
Outra maneira que cumpre bem a função de proporcionar uma boa sombra para automóveis, piscinas e áreas de lazer, é a tela de sombreamento.
Para a preservação da intimidade e proteção de varandas, jardins e terraços, também é uma solução perfeita.
Empresa que fabrica e instala toldos com alto padrão de qualidade
Tão importante quanto saber como fechar uma varanda gastando pouco, é contar com uma empresa com experiência e credibilidade na fabricação e instalação de toldos.
Nesse sentido, a RH Toldos oferece produtos e serviços com alto padrão de qualidade a todos os seus clientes, que têm acesso a uma grande variedade de materiais que podem ser usados em sua fachada.
Entre em contato.