5 ideias para escolher o toldo ideal para o seu terraço
Atualmente existe uma vasta gama de modelos de toldos, com características que correspondem à localização e ao uso específico que vai ser dado. Se procura o toldo de terraço perfeito, não pode perder esta informação porque lhe damos as chaves para que a sua escolha seja um sucesso.
VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES!
Os toldos e coberturas dão proteção aos seus móveis como buffets, criados, beliches e móveis em geral, que ficam expostos ao sol.
1. Escolha ou toldo do terraço de acordo com as dimensões do espaço
O primeiro passo antes de colocar um toldo de terraço é medir exatamente quantos metros você deseja sombrear. Em geral, para terraços de dimensões padronizadas, os mais indicados são os toldos com braços retráteis fixados ao parapeito ou com braços articulados. Também há uma boa opção para as de grandes dimensões, embora os de braços cruzados sejam ainda mais interessantes aqui.
2. A orientação é um fator determinante
O principal objetivo de um toldo de terraço é atuar como uma barreira protetora contra a radiação solar. Como consequência, este será um dos elementos que mais nos deve ocupar na escolha do que mais nos convém em cada local. Dependendo das horas de sol e da direção de incidência, precisaremos de um toldo com um grau de abertura mais horizontal ou vertical. E, além disso, é necessário avaliar se complementa com um toldo vertical para cobrir aquele ângulo do terraço.
3. Condições ambientais e climáticas
Além do número de horas de sol e das faixas de incidência, existem outros elementos climáticos a avaliar antes de escolher um toldo de terraço.
Por exemplo, se for uma área que sofre fortes rajadas de vento, é melhor optar por modelos verticais com guias. Em relação ao tecido, as técnicas microperfuradas oferecem menor resistência ao vento e, portanto, apresentam menor risco de rasgo. E a motorização também é recomendada, até mesmo automação com sensores, para uma coleta mais rápida. Saiba que a automação residencial em casa ajuda tanto no controle e segurança dela, como a poupar nas contas de energia evitando mudanças constantes de fornecedores de luz.
Outro elemento fundamental deve ser visto com a localização e exposição aos poluentes ambientais e ao objeto. É uma residência para uma grande cidade ou próximo a um emissor de qualquer tipo de gás ou poesia, e é aconselhável escolher mais ralos não cobertos pelo toldo. Claro que, nestes casos, os toldos estão garantidos por uma boa manutenção.
Outro elemento chave tem a ver com localização e exposição a poluentes ambientais e sujeira. Se a residência for em uma cidade grande ou próxima a um emissor de qualquer tipo de gás ou poeira, é aconselhável escolher tons mais escuros no tecido do toldo. Claro que nestes casos os toldos são uma garantia de uma melhor manutenção.
4. A que se dedica a zona onde está instalado o toldo do terraço?
Este ponto afeta especialmente na escolha da cor e do tecido do toldo. Em relação à cor, embora os tons escuros sejam geralmente mais eficazes como barreira de proteção total, eles criam ambientes muito escuros dependendo de quais atividades. Felizmente, a tela atual e os tecidos técnicos são excelentes filtros anti-UVA, mesmo nos tons mais claros.
Por se tratar de um terraço, sempre se atentar a segurança do local instalando guarda corpo ou corrimão nas escadas e corrimão inox para sacadas, além de aplicar películas de vidro residenciais tamém são uma boa pedida.
5. A fachada do edifício
A maioria das moradias faz parte de um condomínio de vizinhos, seja por serem andares de um prédio comum, seja por serem geminadas ou unifamiliares dentro de uma urbanização. Em ambos os casos, na escolha de um toldo de terraço, é imprescindível consultar os estatutos comunitários e respeitar os acordos que existem, sobretudo, no que diz respeito às cores ou estética dos toldos permitidos.
Sempre consulte seu síndico para ver qual o padrão do seu condomínio e adquirir toldos e coberturas que estejam de acordo com ele.